O dia de mãe é agitado.

Manter a positividade em meio tantas tarefas diárias e a correria entre trabalho, estudos, família, casa, parceiro, filhos … nem sempre é tarefa fácil.

Ser uma pessoa positiva é como um aprendizado, você tem que ir moldando as suas atitudes.

Aos poucos os seus pensamentos e comportamentos automáticos (nem sempre positivos ou construtivos), mudam de padrão.

Antes de mais nada é imprescindível  ter a vontade de mudar e identificar os principais fatores que prejudicam seu dia a dia de mãe positiva e construtiva.

Se você escolheu ser uma mãe mais bem humorada e positiva, parabéns o maior passo na caminhada foi dado, agora é identificar estes vilões:

1) Achar que a positividade é nata

A positividade e o otimismo podem ser aprendidos, não existe aquilo de ou você é ou você não é.

É necessário construir um comportamento e atitudes positivas perante ás situações diárias.

Ao acordar foque sua atenção nas coisas boas que você tem em sua vida e encare os problemas (que certamente existirão) como obstáculos a serem ultrapassados.

Ser grato pela vida, por mais um dia e por sua família pode ser uma boa forma de focar em coisas positivas e na gratidão que ensina a encarar a vida de forma mais positiva.

2) Absorver as críticas

Durante toda sua vida haverão pessoas que te criticarão, ouvir as críticas é uma coisa, absorvê-las é outra.

Este é um fator que prejudica principalmente as mães de primeira viagem que ainda se sentem muito inseguras com os desafios da maternidade.

Ouça as criticas, analise e descarte o que não for construtivo.

Além disso procure você mesma não criticar, sempre que pensar em falar mal de alguém segure sua língua, não é fácil mas com o passar dos tempos essa atitude a ajudará a se sentir mais leve.

3) Levar tudo “a ferro e fogo”

Impossível construir um novo comportamento se tudo que você ler ou ouvir parecer te afetar diretamente ou ser feito para ofendê-la, conheço muitas pessoas que ouvem uma coisa e vestem a carapuça, pare com isso.

Não leve as coisas tão a sério, não deixe que seus sentimentos mais instintivos te dominem, você é quem tem que dominar seus sentimentos e procurar crescer e agir de forma positiva perante as situações.

4) Ser mal educada

Quer coisa mais destrutiva do que ser mal educada, grosseira e barraqueira? Ninguém quer estar perto de pessoas assim, nem mesmo você. E você acaba atraindo para você as pessoas com o mesmo tipo de comportamento, tenho certeza que você não quer isso.

Ser amável e educada traz automaticamente um ambiente mais leve a agradável e amolece até os corações de pedra, tente.

5) Não sorrir

Se você esta o tempo todo de cara fechada e com raiva de tudo e de todos parece que a vida conspira para que você continue assim , já que esta é sua escolha; o bom é que o contrário também acontece, quando você tem atitudes positivas e construtivas aquelas “nuvens-negras” se afastam de você .

Sorria e a vida sorrirá para você.

Rir é um bom remédio para combater o mal humor e o negativismo, além disso quando sorrimos liberamos em nosso corpo endorfina e substâncias que dão sensação de alegria e bem estar.

Pratique!

Passando a agir de outra forma:

  • Entendendo que a positividade e o otimismo podem ser aprendidos
  • Não absorvendo as críticas
  • Não levando tudo a Ferro e Fogo
  • Sendo leve e educada e
  • Sorrindo

Você vai construir um novo modo de ver as coisas.

Toda sua família será beneficiada com essa mudança de atitude. Pense que se trata de um exercício e para isso é necessário que você pratique diariamente para chegar aos resultados esperados.

Coloque em prática essas dicas simples e sua vida se tornará mais simples e feliz, você verá.

Sorrisos, etc e tal.