Olá famílias,

Vocês sabem que ser pai e mãe é um aprendizado, né?

Vejo a maternidade como uma jornada ao auto-conhecimento e ao desenvolvimento pessoal.

Depois que me tornei mãe, me preocupei muito mais em cuidar de mim mesma e também em qual tipo de exemplo e legado eu deixaria para os meus herdeiros.

Eu escrevi um post falando o Mindfulness (leia aqui) e lá entre outras coisas, falo que o Mindfulness é estar consciente momento-a-momento. Cultiva-se esta atitude dirigindo a nossa atenção, de forma intencional, a coisas às quais normalmente não dedicamos muito tempo.

Quando pensamos na Parentalidade Construtiva, vejo que é importante estar consciente com nossos filhos. Nem que seja durante aquela famoso “tempo de qualidade” (Falo sobre isso aqui).

O mindfulness pode ser uma ferramenta muito importante na parentalidade e existem atualmente vários profissionais fora do Brasil que se focam especificamente sobre o mindfulness na Parentalidade e os seus efeitos em termos de educação e desenvolvimento emocional das crianças.

Quando estamos presentes de verdade com nossos filhos, conseguimos estabelecer uma relação genuína e empática.

Esta maior consciência permite uma melhor gestão da experiência e também te permite direcionar a ação para escolhas mais acertadas.

Segundo a Dra. Carla Naumburg, autora do livro Parenting in the Present Moment, estas são algumas dicas de como pode cultivar sua presença enquanto está com os seus filhos:

  1. ABRANDAR

Segundo a autora, andar correndo no dia-a-dia ativa padrões de reação e formas de estar estressada e tensa. Quando tranquiliza a suas ações, deixando que a sua presença esteja naquele momento, a interação com os filhos é muito mais agradável e fluida, o que permite que fiquem igualmente mais satisfeitos e alegres.

Este abrandar permite que você consiga completar as tarefas de, ser uma mãe muito mais afetiva e tomar decisões mais acertivas porque lhe dá espaço interno para pensar sobre a decisões que deve tomar, em vez de reagir impulsivamente.

  • Para abrandar faça várias respirações longas e profundas ao longo do dia.
  • Permita-se sentir a respiração – cada inspiração e cada expiração – notando as sensações do ar no corpo.
  • Ao entrar em contato com a respiração terá oportunidade de travar os padrões de reação e as ações automáticas em que normalmente agimos e e interagimos com os filhos.
  • Pare, respire e depois prossiga com a sua atividade.
  1. SABOREIE

Saboreie cada momento presente do seu dia, desde as coisas mais simples que ocupam o seu dia como beber um café, tomar banho, dar um passeio, ver os filhos a brincar, ouvir uma música ou qualquer outra coisa que seja parte da sua rotina diária.

Não deixe de saborear o momento apenas porque é algo rotineiro no seu dia porque na realidade cada momento presente é sempre único e nunca mais voltará a repetir da mesma forma.

Observe e saboreie a presença dos seus filhos: note a diferença, de momento a momento, na forma como agem, falam, interagem, brincam, sorriem… saboreie este momento porque o momento seguinte não será igual!

  1. UMA TAREFA DE CADA VEZ

Com a prática de mindfulness treine a capacidade de fazer apenas uma coisa de cada vez: ao observar uma respiração ou uma sensação no corpo em cada momento treine a capacidade de estar no aqui e agora com o que surge com uma atitude observadora e curiosa perante a sua experiência em cada instante.

Esta capacidade de focar a atenção numa tarefa em cada momento e reconvidar a atenção ao Agora sempre que entra em modo acelerado a quer antecipar o futuro ou a reviver o passado, permite-lhe experienciar mais profundamente cada momento.

Por exemplo, se estiver dando banho no seu filho foque a sua atenção completamente nessa ação. Não atenda o telefone, não tenha o rádio ligado ou qualquer outra coisa, permita-se mergulhar completamente nessa experiência saboreando-a com presença e curiosidade.

Carla Naumburg afirma: “Em última instância, mindfulness e parentalidade mindful é sobre escolher, permanentemente, voltar ao que está acontecendo aqui e agora, com gentileza e curiosidade.”

Conheça mais o lindo Trabalho da Carla Naumburg em seu Blog.

Esteja presente no presente, etc e tal.