A maioria das pessoas deixa para fazer as malas na última hora (Eu!!!) e acaba incluindo itens desnecessários e de qualquer jeito (Eu Não!!!).

Na verdade eu não separo tudo com muita antecedência como você devia esperar, mas tenho o costume (que aprendi com meu marido) de fazer listas de todos os itens que tenho que levar, então montar a mala (até no dia da viagem) fica mais rápido e certamente eu não esqueço nada, pois vou ticando cada um dos itens na hora de colocar tudo dentro na mala.

Viajar com crianças requer muito planejamento e organização. Quanto menor a criança, maior a lista de coisas que precisa ser levada na bagagem.

Tenho uma lista para cada um de nós (integrantes da família).

Para o Frederico e a Maria Fernanda que já são maiores (7 e 11 anos) fica mais tranquilo, mas o Alexandre que ainda tem 1 ano e 10 meses temos que levar mais coisas, normal.

  • Vale a pena investir em alguns itens organizadores de mala, não só para ajudar no momento de arrumar a bagagem, mas para facilitar sua vida durante o passeio. Um bom exemplo são as nécessaires.
  • Coloque tudo dentro de saquinhos, não deixe nada solto, pois assim você pode perder itens dentro da mala.
  • No geral tudo que é pesado, como os sapatos, vai no fundo e na parte de baixo (perto das rodinhas) da mala. Assim, eles não amassam o resto.

Minhas listas são divididas por cada pessoa e por Blocos:

  • Roupas:

Adultos – aqui eu divido 1 roupa por dia e mais uma troca a cada 2 dias, ou seja se eu vou para ficar 5 dias, levo 5 trocas e mais 2 ou 3 coringas.

Crianças – eu levo 2 trocas por dia

Bebê – eu levo 2 trocas por dia e mais 1 troca cada 2 dias.

Roupas de Banho – biquíni, sunga, fralda de piscina, roupão … se for passar mais que 2 dias, melhor ter 2 de cada.

  • Acessórios:

Não se esqueça de itens como: boné, gorro, cachecol, luvas … dependendo da temperatura do local que você vai ficar.

E ainda (principalmente para as meninas) tem aqueles acessórios opcionais: meia calça, tiaras de cabelo …

Se eu vou viajar para ficar mais de 5 dias procuro ficar em locais que tenham lavanderia por perto e no meio da viagem lavo as roupas, não dá para levar o armário para viagem!

  • Calçados:

Tênis, sandália, chinelos e meias.

Depende de onde eu vou, claro.

Mas acho que 1 tênis para as caminhadas e passeios mais longos, uma sapatilha ou sandália para passeios curtos ao ar livre, chinelos para ficar em casa, hotel, piscina … é o suficiente.

Se vc quiser, pode levar um salto para a balada.

  • Sono:

Muito importante para quem viaja com bebês: mantinhas, chupeta, berço portátil e babá eletrônica não podem ficar de fora. Pense no que você utiliza no seu dia-a-dia.

Além disso levo 1 pijama por adulto ou criança acima de 3 anos e criança e 2 pijamas para o bebê a cada 5 dias que vou ficar, se a viagem for maior dobro o número de pijamas.

  • Alimentação:

Copinhos, talheres de bebê, mamadeira, leite em pó, biscoito, papinha e todas as outras coisas que a criança costuma comer. Dependendo de onde você for, só há necessidade de levar os itens de alimentação para o trajeto da viagem, depois ao chegar você compra o necessário lá.

  • Entretenimento:

Lembre-se também de levar livro, brinquedos favoritos (aqueles menores), carrinho de passeio, eletrônicos, revistas de colorir, lápis de cor…

Eu faço também algumas listas genéricas que servem para toda a família:

  • Higiene e Beleza:

Fraldas*, fralda de piscina (se for o caso), lenços umedecidos, pomada, sabonete, shampoo, desodorante, maquiagem, cotonete, protetor solar …

* Dependendo do tempo de viagem, deixo para comprar fraldas quando eu chego no destino, elas ocupam muito espaço na mala.

  • Saúde:

Inclua na mala opção de analgésico, anti inflamatório, antialérgico, protetor solar, repelente, esparadrapo, band-aid e termômetro.

  • Documentos:

RG, passaporte, autorizações de viagem, carteirinha do plano médico, carteira de vacina, seguro viagem, voucher dos passeios, hotéis etc.

Como dobrar as roupas

Para aproveitar melhor os espaços da sua mala, um truque é fazer rolinhos com as roupas ao invés de organizá-las em pilhas.

O que levar na bolsa de mão

Para não passar sufoco no carro, ônibus ou até mesmo no avião, a dica é preparar uma “bolsa de conveniência” com uma troca de roupa, kit básico de higiene, água, petiscos, brinquedo e alguns remédios.

Ufa, acho que foi tudo!

Faltou alguma coisa??

Me conta o que mais você colocaria em suas listas…

Planejamento, etc e tal.