No nosso dia a dia estamos sempre em contato com diversas pessoas em busca de algum objetivo, tanto em nossas amizades, nas relações afetivas, como também no trabalho. Saber sobre a importância do Networking para uma mãe empreendedora é fundamental. 

“O networking é outra forma de descrever a construção de uma cadeia de contatos profissionais. Essa cadeia de contatos é formada por relações de todos os tipos, incluindo aquelas com clientes, parceiros e fornecedores atuais ou em potencial, bem como atuais e antigos colegas.” Definição de Juliana Piesco.

Ter uma boa rede de relacionamentos  é essencial para qualquer empreendedor, mais importante ainda para quem trabalha em casa e acaba ficando restrito. Muitas vezes é necessário fazer um esforço a mais para se relacionar já que no dia a dia, acabamos trabalhando de forma  no nosso Home-Office.

Uma base sólida em relacionamentos profissionais e pessoais é extremamente importante para fazer o seu marketing pessoal, além de contribuir para o crescimento mútuo na sua área de trabalho.

Carol Rezende do Site Mulher de Negócio dá 4 dicas para nos ajudar:

Perca a timidez:

Treine em casa a maneira como você vai apresentar sua empresa. Crie algumas frases que traduzam de maneira clara e objetiva quem é você, o que a sua empresa faz, quais são seus diferenciais. Você se sentirá mais segura. Além disso, se esforce para conhecer as pessoas. De nada adianta estar num evento de networking e ficar de cabeça baixa checando emails com o celular na mão ou naquela roda de pessoas que você já conhece. Lembre-se, estão todos ali com o mesmo propósito. Então, coloque o sorriso no rosto e entre em ação.

Demonstre empatia:

Busque interesses em comum com as pessoas, comente sobre livros, filmes e assuntos agradáveis que naturalmente a conversa flui. Evite abordagens relacionadas a temas polêmicos como religião, futebol e política.

Saiba escutar e seja disponível:

Assim como você, a outra pessoa também quer se apresentar. Cuidado para não monopolizar o papo e busque maneiras de saber mais sobre ela. Seja atenciosa e demonstre interesse na conversa, não há nada mais deselegante do que quando percebemos que a outra pessoa está dispersa não é mesmo? Além disso, seja pró-ativa, disposta a ajudar e criar parcerias de maneira que as pessoas lembrem de você no futuro.

Mantenha o contato:

Pense em maneiras para manter contato com as pessoas e estreitar a relação. Mande um email no dia seguinte falando que foi um prazer conhecê-la e aproveite a oportunidade para enviar o site da sua empresa ou alguma apresentação mais detalhada do seu negócio. Ofereça algum benefício para que ela possa conhecer seu serviço ou produto, criando assim uma oportunidade para um segundo encontro.

Espero ter ajudado, vamos juntas?

Relacione-se, etc e tal