Oi mãezinhas,

Quando a gente decide trabalhar em casa, surgem muitas dúvidas.

Posso te dar uma dica que vale muita a pena neste momento, faça uma lista de suas habilidades profissionais, pessoais, hobbies … assim você já conseguirá ter uma idéia mais clara das coisas que você pode fazer a partir de agora e de algumas que você até pode fazer, mas que exigirá mais estudo, esforço e dedicação.

Eu reuni algumas boas idéias do que você pode fazer em sua casa para ter um negócio e ao mesmo tempo poder acompanhar seus filhotes mais de perto.

Escolha a atividade que melhor se encaixa em seu perfil e com suas habilidades:

1. Microfranquias – Elas são ótimas opções de negócio. Geralmente tem baixo investimento e podem ser montadas em casa, principalmente as franquias de serviços e negócios on-line.

Existem muitas franquias baratas que podem ser instaladas em esquema home based. Você pode pesquisar em sites como o Portal do Franchising, que tem mais de 25 franquias cadastradas.

2. Babá/ Cuidadora de Crianças: se você ama crianças e tem um espaço bom em sua casa, que tal oferecer seu servico de cuidadora de crianças por algumas horas ou períodos?

Assim você cuida de sua criança e ainda consegue um dinheiro interessante, pesquise qual são os valores praticados em sua cidade antes de fazer seu preço.

3. Tradutora: Você pode trabalhar traduzindo trabalhos, artigos, Blogs …. é necessário que você tenha domínio de uma língua estrangeira e também da língua portuguesa.

4. Consultoria Profissional: Esta é para quem tem especialidade em uma area de formação ou uma super experiência e pode ajudar outras pessoas com este know-how. Não há possibilidade de você decider prestar consultoria de algo que você não domine muito bem, suas consultorias podem ser feitas on-line ou pessoalmente.

5. Professora particular: Você foi professor? Fez curso de formação em alguma area da educação? Essa idéia é para quem possui habilidades e conhecimentos específicos em alguma matéria pode dar aulas particulares em casa ou pela internet para um aluno ou grupo de alunos

6. Doceira/ Cozinheira: Este é um segmento que praticamente não enfrenta crise, pois tem sempre alguém fazendo aniversário, uma festinha, tem a Páscoa, tem aquelas pessoas que trabalham for a o dia todo e que podem comprar congelados, ou uma comida especial para um encontro com amigos …

É possível também fazer lembrancinhas como bem-nascidos, bem-casados, pirulitos temáticos, cup-cakes…

7. Artesã: Se você leva jeito com artes, você pode desenvolver lembrancinhas, velas, tricot, bonecas de pano, roupas personalizadas, sabonetes artesanais … revender em sites na internet, em sua casa ou até em lojas de venda colaborativa, como a Endossa.

8. Confecção de scrapbook: Eu amo fazer scrapbook, mas dá MUITO trabalho, e certamente eu pagaria para uma profissional desenvolver este trabalho para mim!

É o trabalho de confecção de álbuns de fotografia ou agendas, cadernos … com colagens, fotos, papéis estampados e figuras ilustrativas.

9. Desenhista/ Ilustradora: Muitas pessoas levam jeito para desenhar, porque não fazer disso uma atividade rentável? Os pedidos podem vir dos públicos mais variados, vai depender do seu estilo de criação: quartinho de bebê (quadrinhos), convite de casamento, revistas especializadas, presente de aniversário, desenho de pessoas, caricaturas …

10. Blog ou Portal : Você ama internet? Domina um assunto e o compartilham com frequência em um blog e redes sociais?

Quem sabe você não possa criar seu próprio Blog ou Portal? À medida que a audiência cresce, a renda pode vir dos anunciantes, de publieditoriais ou participação em eventos. Você pode inclusive usar plataformas gratuitas como o WordPress ou Wix.

11. Maquiadora: Maquiagem é tudo! Sou apaixonada. Muitas pessoas adorariam fazer um curso de auto maquiagem.

Existem no mercado vários cursos de maquiagem profissional, carreira em ascenção no Brasil. Tem alguns cursos que você pode fazer on-line! Você pode fazer parceria com alguma fotógrafa

12. Cabeleireira/ Manicure: Quem não faz uma unha ou um cabelo, mesmo que de vez em quando?

Se você tem habilidades para atender pessoas nessa área da beleza, você pode fazer atendimentos em sua casa.

13. Corretora imobiliária: Você já teve experiência com vendas de imóveis? Você pode trabalhar em parceria com imobiliárias ou incorporadoras, o seu trabalho é intermediar a relação do dono do imóvel e o comprador/locatário.

A remunerada é através de comissão por cada negócio realizado e deve ter conhecimento sobre contratos, direitos e deveres de cada parte envolvida, além de estar pronta para negociar valores, mostrar os imóveis, etc.

14. Secretária remota: Este é um serviço muito requisitado por autônomos e pequenos empresários.

Se você souber divulger seu trabalho em sua cidade, tenho certeza que você terá muitos clientes. Pode ser cobrado por dia, hora ou por period de trabalho. O seu trabalho incluirá prospecção de clientes, agendamento de reuniões, atendimentos de telefone, cotação de preços, etc. Pode ser feito de casa, com um computador e telefone.

15. Costureira: Quem não precisa de um concerto em alguma roupa? Quem não gostaria de ter aquela blusa linda da revista pagando menos?

Você pode oferecer o seu trabalho de corte e costura, podendo envolver a fabricação, customização ou reparo de peças.

16. Fotógrafa: Não vale ser amadora! Essa é para quem entende de fotografia, tem uma boa máquina de fotografia, já fez algum curso na area pode atender vários nichos: festinhas, bebês, gestantes, casamentos …

17. Massagista/ Esteticista: Se você trabalha como massagista, esteticistas ou gosta do tema e pretende se especializar, pode pensar em atender em sua casa ou na casa de suas clientes.

18. Revendedora de produtos: eu trabalhei meus últimos 4 anos como Consultora de Beleza da Mary Kay, acabei me envolvendo também na área de liderança e gestão de equipe, mas trabalhar com a Revenda de Produtos, pode ser uma ótima! A revenda de produtos pode acontecer de maneira virtual ou pessoal. Muitas marcas já oferecem o comércio online (inclusive em redes sociais) de seus produtos, algumas inclusive com sites onde você nem tem a necessidade de administrar o seu estoque, como é o caso da Natura. Você também pode trabalhar em reuniões na sua casa ou venda de porta em porta. Pesquise quais são as marcas mais conceituadas no Mercado e qual o tipo de produto você tem afinidade.

19. Vender on-line (E-commerce): Ter uma loja on-line exige um organização, planejameno, logística… mas você pode fazer isso remotamente e ter excelentes resultados, ou fazer parcerias com lojas já existentes. O Mercado esta replete de opções. O Webnode é uma plataforma de e-commerce grátis, mas existem outras no mercado.

20. Venda de E-books: Se você domina algum assunto, porque não comercializar e-books que podem ajudar pessoas?

21. Serviço de Buffet de festas: Sabe aquela comidinha, bolo ou doce que todos elogiam? Porque não fazer deste dom um negócio.

22. Brechó Virtual: Existe alguns sites prontos onde você pode negociar suas coisas e de suas crianças, ou você pode criar sua própria loja on-line.

23. Passeadora de Cães: Quem sabe você possa aproveitar seu amor pelos cães oferecendo um service de Dog Walker.

24. Profissional Liberal Autônoma: vale para quem é nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, advogada …

25. Papelaria Digital: Sabe aqueles convites virtuais, imas de geladeira e personalizados para festas infantis, chás de bebê, convites empresariais … você pode comercializar este material.

26. Hotelzinho de animais: Se você tem espaço, pode oferecer diárias para cuidar de animaiszinhos de pequeno porte, ou até de grande porte caso você more em uma casa com espaço.

Antes de você acertar este novo ofício, vale a pena conferir um Post que fiz sobre 13 coisas que você deve considerar antes de iniciar uma atividade em casa. 

Essas são algumas idéias que eu reuni para ajudar, claro que existem muitas outras.

Eu adoraria se você também pudesse me dar idéias de outras atividades que podemos desenvolver em esquema Home-Office.

Acredite em você, etc e tal.